DEPENDENTES



Quantas vezes você já pensou que o dia que conseguir atingir tal meta de sua vida estará bem mais feliz? Seja um emprego novo, um negócio próprio, uma casa própria...Quantas vezes sentiu que todo esforço que faz estudando, trabalhando é pra um objetivo maior na sua vida, e que quer alcançar, quer chegar lá e ver que seu esforço valeu a pena?!

Isso não é louvável? Não é um sentimento de paz interior saber que tem um futuro de alguma forma, digno, próspero? Quantas pessoas não gostariam de estar lutando pelos mesmos ideias? Mas...aí você tem que entender a pirâmide de Maslow, no modo mais simples de se entender, que é aplicando na sua própria vida todos os dias...Quando você está lutando pra sobreviver, teria condição de refletir sobre qual faculdade fazer ou em qual negócio novo investir? Jamais! Quem ainda não conhece o conceito da pirâmide, comece a imaginar que, logo que você tem o que comer, o que vestir, sua preocupação passa ser onde morar por exemplo, se você tem onde morar, começa a pensar em formas de melhorar a vida, trazer mais conforto no dia a dia, talvez comece a pensar em comprar um carro...e segue subindo a pirâmide até chegar ao topo que é o conceito de auto realização...ai vem alguém dizer, a mas eu não quero ter nada disso pra me sentir auto realizado, ótimo! o conceito da pirâmide é o mesmo! Só entenda que jamais você vai pensar que está auto realizado ou pensar um passo a diante se você estiver lutando por alguma necessidade básica sua de sobrevivência! Independente do que é seu objetivo de vida, todos seguem os degraus da pirâmide! Aí é que entra outro problema! O ser humano luta para se sentir auto realizado de alguma forma, mas, será que alguém é realmente feliz ao se sentir menos do que o outro? Ao ser mal tratado, ignorado, ou tratado como um sujeito eternamente dependente?

Olavo de Carvalho escreveu em um de seus artigos, algo que diz mais ou menos assim: "quer mudar a vida de um menos favorecido que você? Ofereça respeito, o trate com dignidade, não é só dinheiro que muda a vida das pessoas." E é isso, quer dar de comer a um mendigo, mas já tentou o chamar de senhor e de senhora, assim como você chama o dono do restaurante que você almoça? O trate com respeito, faça ele se sentir parte da sociedade, e verá em pouco tempo esse sujeito lutar pra ser alguém melhor, conseguir um emprego e começar sua vida se sentindo um cidadão. Não é só dinheiro que muda a vida das pessoas, é respeito, solidariedade, sentir que o que você quer pra sua vida você gostaria que essas pessoas alcançassem na delas também.

Será que não é isso que está faltando em nosso país? Valorizarmos mais o potencial de cada pessoa, de cada trabalhador, de cada empresário? Valorizar a trajetória de cada empreendedor que hoje gera empregos, mas que lutou muito pra chegar até lá?! Colocar quem chegou ao sucesso como herói e não como vilão? Será que a mesma felicidade que você sente por alguma conquista as demais pessoas não gostariam de sentir e se orgulharem? Será que o caminho pra construir um país melhor é um dia chegarmos ao ponto de conseguirmos incentivar as pessoas serem livres e não dependentes?! Pense nisso.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O COMBUSTÍVEL DA INDIGNAÇÃO

A INERCIA DO EMPREENDEDOR DIANTE DOS VENTOS DA INOVAÇÃO

O SILÊNCIO DAS EMOÇÕES: O PREÇO DA ALIENAÇÃO NA ERA DA TECNOLOGIA